Estante de livros | Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern

06:56

     Olá pessoalzinho! Tudo bem? Venho hoje falar um pouquinho do livro "Simplesmente acontece", minha recente leitura e a qual tenho ótimas coisas para contar pra vocês. 
     Se você já assistiu o filme, esqueça ele por um momentinho e foque agora só no livro, combinado? Pra já, só digo que gostei bastante dos dois, apesar de possuírem formato e trechos da história diferentes.


     Alex e Rosie são melhores amigos desde pequenos e levam isso bem a sério durante todas as fases de suas vidas. A amizade começa de uma maneira bem inocente, quando eles ainda são bem pequenos, e atravessa diversos momentos da vida de ambos os personagens, desde a adolescência até a juventude e a vida adulta. 
     Os dois sempre viveram na Irlanda, mas no último ano do colegial, Alex acaba tendo que se mudar para Boston, nos Estados Unidos, e a amizade deles fica a mercê dos meios de comunicação. Mas não se iluda pensando que isso fará a amizade deles acabar, na verdade nada parece conseguir fazer isto. Já Rosie continua na sua cidade e país, acabando os estudos e planejando seu futuro, até o dia do baile de formatura, onde todos os seus planos vão por água a baixo e, ao meu ver, é aí que tudo parece começar a desandar.



     O livro tem uma característica muitíssimo interessante e que eu nunca havia experimentado, sabemos toda a história dos personagens apenas através de cartas, e-mails, torpedos e bilhetinhos. Não são só alguns deles durante a narração, são somente eles! Por conta disso os acontecimentos não são narrados minuciosamente, mas contados, geralmente, depois que já aconteceram. Mais do que nunca sua imaginação é colocada pra funcionar. No filme não temos nada disso, exceto alguns momentos de citações desses escritos dos personagens. O nome em ingles do livro é "Love, Rosie" e acho que tem tudo a ver com a forma como ele é estruturado. Porém ao mesmo tempo que é muito interessante esse tipo de estrutura, acho que em certos momentos faltaram emoções que no filme ficaram mais evidentes. 
     Além disso, o livro conta praticamente toda vida dos personagens, desde bem o comecinho até bastante tempo depois, quando já estão mais velhos e tudo mais. Podemos ver o amadurecer e envelhecer dos personagens e dos sentimentos deles. É bem legal.


     A principal mensagem do livro provavelmente é a de que devemos aproveitar as oportunidades da vida, caso contrário o tempo vai passando e passando, coisas acontecem, mas aquilo que podia ter sido realizado a muito tempo atrás acaba por demorar mais do que o necessário ou até não acontecer. Assim como vemos no exemplo dos personagens.

"Erros são os buracos na estrada das descobertas, eu acho. É uma estrada longa e esburacada até chegar a essa descoberta, cheia de obstáculos e perigos." *

"Mas todos nós precisamos de sonhos. Precisamos de esperanças, saber que podemos algo além do que já temos."

"Eu percebi, que não importa onde você esteja, ou o que esteja fazendo, ou com quem esteja, eu vou sempre, com toa força, verdadeiramente, completamente, amar você."

"A vida é dura, mas e daí? É difícil pra todo mundo, não é? Quem disser que é fácil está mentindo."

"Sua amizade trouxe muitas cores para a minha vida. Elas estão lá mesmo nos piores momentos da minha vida, e eu sou a pessoa mais sortuda por ter isso. *

"Eu sempre vou ser protetora dos seus sonhos, Alex. Não importa o quão estranhos ou diferentes eles sejam."

"De: Rosie
Para: Alex
Obrigada por acreditar em mim, Alex. Adoraria poder retribuir esse abraço e esse beijo agora mesmo! Mas, por outro lado, talvez algumas coisas estejam mesmo fora do nosso alcance.
Mais uma vez, Rosie, você não está esticando o braço o suficiente. 
Estou bem aqui. Sempre estive e sempre estarei." *
"Acho que a vida gosta de fazer isso com a gente de vez em quando; te joga num mergulho em alto-mar e, quando parece que você não vai suportar, ela te traz pra terra firme de novo."
"Éramos inseparáveis, constantemente sendo separados." *
    Deixo aqui o trailer do filme pra caso alguém fique com vontade de assistir:
De: Alex
Para: Rosie

"Suponho que isso seja a vida. As pessoas vêm e vão." *






    Espero que tenham gostado, muitos beijinhos! Não esqueçam de curtir e de me seguir nas redes sociais Facebook | Instagram.

Talvez você goste desses aqui também

4 comentários

  1. Sabe que eu não gostei muito do livro justamente pela imaginação ter sido colocada demais pra trabalhar? Senti que a gente perdia detalhes importantes por ser escrito assim, com cartas, torpedos e bilhetes.
    Mas a história em si é realmente bonita e, como você disse, a mensagem é que devemos aproveitar as oportunidades da vida. Adoro isso, ainda mais com esse romance tão fofo de fundo.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super te entendo Bi, realmente em alguns momentos acabamos por ter a sensação de que faltam detalhes... Mas no todo eu gostei bastante da história :)

      Beijinhos

      Excluir
  2. Eu adorei o filme e desde então tenho muuuuita vontade de ler o livro! Acho bem interessante o fato de ele ser todo contado por e-mails e mensagens, parece ser divertido ter que imaginar tudo sem ter tantos detalhes ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir